O Ho’oponopono é de origem havaiana, que tem como objetivo transmutar nossas energias e emoções pesadas e negativas em energias e emoções positivas e curadoras.
Na língua local, Ho’o significa cura e ponopono significa arrumar/corrigir. Desta forma, ao praticá-la podemos modificar nossos padrões negativos e transformar a culpa em perdão; o erro em aprendizado.
A técnica do Ho’oponopono tem a finalidade de proporcionar ao praticante entender seus desafios e problemas, com mais leveza e mais compreensão. Ao praticá-la firmemente restauramos, fortalecemos e harmonizamos tanto nossa parte interior (pensamentos, sentimentos, emoções…), como nossas relações com o mundo exterior (pessoas, ambientes, estímulos…) que acabam nos influenciando constantemente.
De acordo com a cultura havaiana, os antigos já diziam: “todo erro tem origem em pensamentos contaminados por algum, trauma, alguma dor ou memórias do passado”.
Desta forma, ao praticá-la devemos focar nesses pensamentos, energias e emoções negativas para que eles possam ser vistas, aceitas e dissolvidas.
“Se pudermos aceitar que somos a soma total de todos os pensamentos, emoções, palavras, atos e ações passados e que nossas vidas e escolhas presentes são coloridas ou sombreadas por este banco de memória do passado, então começamos a ver como um processo de corrigir ou definir o que é certo pode mudar nossas vidas, nossas famílias e nossa sociedade”.
Morrnah Nalamaku Simeona
“Sinto muito, me perdoe, te amo e sou grato (a)” é o mantra mais conhecido na tradição havaiana. O poder de cada uma das palavras-chave está na intenção que vem de seu coração de se libertar!
“Sinto muito”: nesta frase assumimos responsabilidades sobre o que está acontecendo em nossas vidas e que estamos preparados para a mudança;
“Me Perdoe”: quando pedimos perdão, pedimos perdão a nós mesmos e ao Divino Criador para nos ajudar a perdoarmos a nós e aos outros, por essas memórias que se repetem em nosso sistema. Desta forma, obtemos a libertação do problema.
“Eu te amo”: quando dizemos “eu te amo”, dizemos que amamos nossas memórias e que somos gratos por podermos libertar a elas e a nós mesmos. Liberta qualquer energia estagnada permitindo que ela volte a fluir.
“Sou grato”: a gratidão é a certeza de que tudo será resolvido, para o bem maior nos dando a oportunidade de limpar e curar memórias de todos os envolvidos.
Deixo-lhes aqui a oração original completa (escrita e um vídeo tocada/falada), para que você possa praticá-la SEM moderação. Mahalo.
Oração Original Ho’oponopono:
Divino Criador, Pai, Mãe, Filho, todos em Um.
Se eu, minha família, meus parentes e antepassados, ofendemos sua família, parentes e antepassados, em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão.
Deixe que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas.
Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.
Para limpar o meu subconsciente de toda carga emocional
armazenada nele, digo um e outra vez, durante o meu dia, as palavras chave do HO’OPONOPONO:
Eu sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato
Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes.
Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente:
Eu sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato
Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que fiz a eles antes, em alguma vida passada:
Eu sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato
Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu quem pede perdão a esse alguém agora. Por esse instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente:
Eu sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato
Por esse espaço sagrado que habito dia a dia e com o qual não me sinto confortável:
Eu sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato
Pelas difíceis relações às quais só guardo lembranças ruins:
Eu sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato
Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo para minha escassez:
Sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato
Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: “Minhas memórias, eu te amo”.
Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.
Sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato
Neste momento, afirmo que te amo.
Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados. Te amo.
Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento:
Sinto muito, eu te amo.
Minha contribuição para a cura da Terra:
Amada Mãe Terra, que é quem Eu Sou: Se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações, desde o início da nossa criação até o presente, eu peço o teu perdão.
Deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas.
Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.
Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição à tua saúde emocional, que é a mesma que a minha.
Então esteja bem e, na medida em que vai se curando, eu te digo que:
Eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você.
Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura, te agradeço por estar aqui em mim. Eu te amo por ser quem você é.
Mahalo.
Mahalo significa gratidão, como um modo de viver.
O significado etimológico da palavra é:
[MA = dentro] + [HA = respiração] + [ALO = presença, frente, rosto].
Durante as sessões de terapia, costumo recomendar a Oração do Ho’oponopono, para aquelas pessoas que tem dificuldade, em se perdoar e perdoar ao próximo e acima de tudo, ter Gratidão pela oportunidade de estar vivo.
Quer conhecer um pouquinho sobre meu trabalho clique aqui: https://sandrabaruchi.com.br/tecnicas-hipnoterapia/